PARA CONTATOS PROFISSIONAIS E PARCERIAS: NADIA_ROCHACOVRE@YAHOO.COM.BR

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EPOC, vocês já ouviram falar??

  Olá gente, Tudo bem??
Estou mais presente agora, perceberam??
Bom, estes dias eu em casa, bonitinha, twittando, apareceu um tweet do namorado da Juju, o Felipe Franco, que é personal trainer e tal falando o seguinte: "para quem quer emagrecer, se conseguir ficar 1 hora e meia sem comer depois do treino de musculação e aerobio, o efeito epoc resolve seu problema"  na hora eu fui atrás de saber o que era este "negócio" e tals, e achei o seguinte:



EPOC, Exercícios e Metabolismo Lipídico

Saúde & Performance - Fisiologia


Após a execução de uma sessão de exercícios, aeróbio ou contra-resistência, a taxa metabólica permanece elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio. Esse momento, denominado por Gaesser e Brooks como EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício. O consumo de oxigênio guarda relação direta com o gasto energético, ou seja, considera-se que a cada litro de O2 consumido, aproximadamente 5 Kcal são geradas no organismo.
O excesso de consumo de oxigênio após o exercício consiste em um componente rápido e um componente prolongado. O componente rápido do EPOC ocorre dentro de 1h. Embora a causa precisa dessas respostas não esteja bem esclarecida, é provável que esses fatores contribuam para: a ressíntese de ATP/CP, redistribuição comportamental dos íons (aumento na atividade da bomba de sódio e potássio), remoção do lactato, restauração do dano tecidual, assim como restauração do aumento da freqüência cardíaca e do aumento da temperatura corporal.

Durante o componente prolongado, processos para o retorno da homeostase fisiológica ocorrem continuamente, porém em um nível mais baixo. Esses processos podem incluir o ciclo de Krebs com maior utilização de ácidos graxos livres; efeitos de vários hormônios, como o cortisol, insulina, ACTH, hormônios da tireóide e GH; ressíntese de hemoglobina e mioglobina; aumento da atividade simpática; aumento da respiração mitocondrial pelo aumento da concentração de norepinefrina; ressíntese de glicogênio e aumento da temperatura.


O principal substrato energético utilizado nesse momento são os lipídeos. Um estudo feito por Wirth apud Bronstein (1996) mostrou que após a atividade física, a incorporação de ácidos graxos no tecido adiposo e sua estratificação para triaciglicerol diminuem, pois ocorre um aumento na concentração plasmática de ácidos graxos livres, aumentando, portanto, a sua oxidação.
Outras evidências também mostram que no pós-exercício ocorre aumento da oxidação do glicerol, que vem a ser uma contribuição adicional para a redução da lipogênese, pois com o exercício estimula-se a função dos hormônios tireoidianos. Estes permitem que uma quantidade maior de glicose permaneça na circulação (não sendo utilizada pelas células), promovendo desta forma o catabolismo da glicose e o metabolismo das gorduras.


Hoje em dia instituições com American Heart Association recomendam exercícios que utilizem os maiores grupos musculares, para manter uma quantidade de força, endurance e massa muscular. Isso porque os exercícios com pesos aumentam o gasto de energia no repouso, pelo aumento da massa muscular.


Outro motivo pelo qual o treinamento contra-resistência parece ser importante é a elevação do VO2 residual pós-exercício. Exercícios contra-resistência, elevam o lactato sanguíneo, catecolaminas e hormônios anabólicos, mantendo a razão da troca respiratória pós exercício elevada durante um período de 2 horas e a taxa metabólica de repouso elevada por até 15 horas, utilizando a gordura como substrato energético durante esse período.


Ainda é bastante discutida qual a combinação de exercício que potencializa o EPOC e qual combinação que faz o seu tempo aumentar. Porém, pode-se afirmar que EPOC pode ser um importante fator para a redução ponderal.
Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), recomenda-se que toda população se engaje em uma rotina regular de exercícios que englobe 20 a 60 minutos de exercícios aeróbios de 3 a 5 dias por semana, juntamente com um treinamento de resistência com freqüência de 2 a 3 vezes por semana.

    Ficou uma caca este post mal feito... mas era o único jeito de pegar este informativo.... Sorry!
Então, a bonita aqui que adora coisa nova e falou de gordura ela já pega a 38 na mão... (não tenho arma viu pessoas!!) vai testar... creio que realmente seja power...e que abaixe minha gordura corporal...

   Outra coisa que queria falar aqui hoje é que...(abaixa a cabeça e fica com vergonha) a Dani Bolina ganhou uma fã...( é gente eu odeio ela mesmo, mas... ACHO QUE ODIAVA) que corpo é este minha gente?? Quer corpo mais bonito que este? Pernas definidas, barriga chapada, bundão! ( eu não falo isso, mas tive que escrever... já perceberam um lado meio fresca, né? Pois é...) e magra! Não vou dizer seca, porque não tem nenhum musculo saltando aí neste corpinho, mas dá pra saber que é tudo durinho....

                                                        Para campanha dos biquinis Flor de Sal

 
  Linda, né? Corpo mais que perfeito! Esta é a foto que eu mais gosto, só que a não achei em lugar nenhum sem esta tag! Créditos para @_BolinaFica e @FC_Dbolina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário